BLOQUEIOS, INFILTRAÇÕES E RIZOTOMIAS POR RADIOFREQUÊNCIA
Em geral, quando procuram o especialista, os pacientes com dor lombar ou ciática já se apresentam com queixa de dor intensa e incapacitante, limitação de locomoção e das atividades do dia-a-dia. Inicialmente para muitos casos o tratamento cirúrgico não é o mais indicado. Nas situações que não há melhora com medicação oral nas quais não está indicada a cirurgia, uma opção é a realização de bloqueios ou infiltrações. Esses procedimentos permitem que a medicação seja colocada diretamente no foco da dor, por procedimento minimamente invasivo, com utilização de agulhas específicas sob anestesia local. Esses bloqueios têm duas ações principais: controle imediato da dor (ação analgésica aguda) e redução da inflamação a médio e longo prazo. Dessa forma, o paciente consegue fazer uma reabilitação precoce e bloquear o ciclo de dor crônica.
Alguns pacientes, porém, podem apresentar dor crônica recorrente como sequela da doença da coluna e não ter controle duradouro com o tratamento medicamentoso. Para esses casos, a rizotomia por radiofrequência é uma possibilidade efetiva. Este procedimento promove lesão de ramos nervosos responsáveis pela dor, preservando o tecido nervoso responsável por sensibilidade e força.
Para qualquer uma dessas modalidades de tratamento, é essencial uma completa avaliação do paciente, com diagnóstico preciso da causa da dor e planejamento da terapia mais adequada.